Conhecida pelo Melhor São João de Pernambuco, a cidade de Arcoverde também tem uma das melhores redes de hotéis do interior do estado. De olho neste nicho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, conseguiu formar o Núcleo de Hotelaria na cidade. Abaixo uma pequena entrevista sobre o assunto.
RF - O que significa a criação deste núcleo de hotelaria para Arcoverde?
Wellington – Desde que assumimos a secretaria de Desenvolvimento recebemos do Prefeito Zeca a determinação de dar a esta pasta a cara do presente e do futuro de Arcoverde. E o que isso representa? Representa buscar novos investimentos, novas formas de trabalhar, de gerar renda e novos negócios, agregando valores e parcerias. Foi com esse pensamento que partimos para a idéia de unir este segmento de hotelaria no município que, muitas vezes, ficavam se digladiando, perdendo o foco do negócio que é a valorização de nossa terra e da nossa região. A criação do núcleo de hotelaria surgiu dessa necessidade de dar um passo maior no sentido de buscar agregar valores e construir novas opções de negócios para a economia de Arcoverde.
RF – Quantos hotéis fazem parte deste núcleo e como é a participação de cada um?
Wellington – Hoje nós temos fazendo parte deste núcleo 12 hotéis e pousadas. Já fizemos o cadastramento de todos eles, inclusive com a quantificação de leitos e serviços que cada um oferece, bem como estamos formatando várias ações no sentido de dar mais visibilidade a este núcleo. Cada hotel ou pousada participa, primeiramente, debatendo seus problemas e dificuldades e, também, oferecendo propostas e criando práticas mais modernas de atendimento de forma a podermos criar algo que como um selo de qualidade em termos de hospedagem no município e na região. A participação de cada hotel ou pousada nas discussões e projetos que estamos elaborando é essencial para o sucesso do núcleo e da cada um em particular.
RF – Quais são as ações que já estão previstas para este núcleo?
Wellington – Na última reunião que tivemos com os representantes de todos os hotéis e pousadas ficou definido uma pauta com vários encaminhamentos. Um deles era este recadastramento que já fizemos. Outro ponto debatido foi a criação de um material publicitário destacando os equipamentos turísticos e de hotelaria que Arcoverde oferece. Inicialmente faremos um material impresso, tipo um portifólio do que Arcoverde tem de melhor neste segmento e depois uma campanha mais maciça tanto na mídia local, como junto às operadoras de turismo do estado e do Nordeste. Serão ações feitas de forma gradual e sempre em comum acordo com todos os participantes do núcleo. Outra ação que já vai acontecer também é um curso de capacitação de atendimento ao turista e de camareira, em parceria com o Sebrae Pernambuco. Hoje a questão do atendimento é um fator diferencial na escolha do cliente a onde ficar. Resumindo, vamos trabalhar na imagem dos que fazem parte deste núcleo, mas também na qualificação dos que trabalham diariamente com o cliente/turista que chega a Arcoverde.
RF – Qual a situação hoje dos hotéis e pousadas no tocante a questão da ocupação?
Wellington – Hoje o grande filão deste segmento está focando nas representações comerciais que de 2ª a 6ª desembarcam em Arcoverde para vender em toda a região. A ocupação chega a casa dos 70% em alguns dos hotéis. Por outro lado, nos finais de semana esta taxa cai à casa dos 30%. Ou seja, estamos com uma área de ociosidade que precisa ser trabalhada, não apenas para viabilizar os negócios dos donos de hotéis e pousadas, mas também para fortalecer a economia do município. Para isso, estamos pensando na promoção de eventos, resgatando, inclusive, alguns que já existiram na cidade, como o Motofest, de forma a garantimos uma ocupação maior nos finais de semanas dos hotéis e pousadas de Arcoverde. Já estamos em conversa com o prefeito Zeca que nos deu liberdade para trabalharmos neste sentido e esperamos em breve anunciarmos uma série de ações culturais, econômicas e turísticas que vão movimentar os finais de semana em Arcoverde.
RF – Pra finalizar, o que Arcoverde pode esperar da Secretaria de Desenvolvimento para os próximos anos?
Wellington – Bom, pelo menos até o tempo em que estivermos à frente da pasta e com o apoio pleno do prefeito Zeca Cavalcanti, garanto que não faltará trabalho. Não apenas neste segmento de hotelaria, mas em todo o campo econômico. Um bom exemplo é a luta que estamos tendo para consolidar o Distrito Industrial de nossa cidade. Já temos várias empresas prontas para se instalarem na cidade, com projetos aprovados juntos aos órgãos estaduais e que em breve vão dar uma nova cara a economia local. Já recebemos do prefeito a confirmação que está entrando em processo de licitação o receptivo que irá garantir mais conforto e segurança para as mais de 300 lotações que diariamente trazem clientes para o comércio e o segmento de serviços de Arcoverde. Temos ainda a obra da Transnordestina que deve acelerar seu ritmo a partir de setembro com a construção do túnel que vai cortar a BR 232 na altura do Serrano. Serão mais de mil trabalhadores empregados nesta obra que deve se estender até o final de 2012. Hoje Arcoverde vive uma nova era, pautada principalmente pelo desenvolvimento econômico. Graças ao trabalho que o prefeito Zeca vem fazendo desde 2005, reestruturando a cidade, dando uma infraestrutura moderna, é só vê o Corredor da Integração, a duplicação da José Bonifácio e as perimetrais do canal do Riacho do Mel, que sentimos que Arcoverde está no ponto de dar seu grande salto. Não podemos perde o bonde da história e nem tão pouco retroceder, volta aos tempos que projetos políticos pessoais se sobrepunham aos grandes interesses da cidade. Arcoverde hoje tem presente e terá, com certeza, um grande futuro. Para isso, basta acreditar no trabalho e na seriedade dos que vem transformando nossa terra num canteiro de oportunidades. É esse trabalho que pretendemos levar até o último dia em que estivermos à frente da secretaria. Na realidade, nossos planos vão mais além e estamos prontos para seguir o melhor caminho que Arcoverde e o prefeito Zeca decidir. Estamos sempre prontos para o desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário